TEORIA DA CONTABILIDADE
A doutrina costuma dividir a evolução da Contabilidade mundial em quatro períodos. Cada período é marcado por alguma realização ou acontecimento, a edição de uma obra literária, a mudança na economia etc.
São períodos históricos da Contabilidade, EXCETO:
Contabilidade Moderna
Contabilidade Científica
Contabilidade Pré-histórica
Contabilidade Antiga
Contabilidade Medieval
O Brasil vem se destacando no cenário internacional quanto à implementação das Normas Contábeis. Neste processo alguns órgãos atuam fortemente no apoio aos Contadores e/ou regulação das práticas contábeis. Assinale abaixo a alternativa que NÃO CONTENHA um órgão apoiador ou regulador das práticas contábeis internacionais, no Brasil.
Comite de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO)
International Accounting Standards - IASB
Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".
Diante do exposto analise a afirmação abaixo, julgando-a como CERTA ou ERRADA. Em seguida assinale a alternativa que contenha a melhora justificativa:
“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), logo os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC”
Certo. O CPC é superior ao CFC, por isso não há necessidade de intervenção do CFC na aplicação dos pronunciamentos criados.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve publicar comunicado oficial em jornal de grande circulação em cada estado do país.
Certo. O CPC sendo um órgão independente, possui autonomia para aplicar seus pronunciamentos a qualquer tempo.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma específica (chamada de NBC TG – Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral)
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve protocolar projeto de lei no Congresso Nacional que após aprovada será enviada ao Senado Federal e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, que por sua vez compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Já o Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação e por fim, o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Considerando que a melhor situação financeira para uma entidade é não possuir dívida e embasado nos procedimentos de elaboração do balanço, assinale a opção, que descreve corretamente a situação mais favorável para uma empresa, do ponto de vista estritamente financeiro
ativo - passivo = 0
ativo - patrimônio líquido = 0
passivo - patrimônio líquido = 0
patrimônio líquido = 0
ativo - passivo - patrimônio líquido = 0
As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômicas. Sob esse aspecto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO contenha um objetivo dos usuários das demonstrações contábeis ao analisa-las:
Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.
Regulamentar as atividades das entidades.
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
Contabilidade Moderna
Contabilidade Científica
Contabilidade Pré-histórica
Contabilidade Antiga
Contabilidade Medieval
O Brasil vem se destacando no cenário internacional quanto à implementação das Normas Contábeis. Neste processo alguns órgãos atuam fortemente no apoio aos Contadores e/ou regulação das práticas contábeis. Assinale abaixo a alternativa que NÃO CONTENHA um órgão apoiador ou regulador das práticas contábeis internacionais, no Brasil.
Comite de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO)
International Accounting Standards - IASB
Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".
Diante do exposto analise a afirmação abaixo, julgando-a como CERTA ou ERRADA. Em seguida assinale a alternativa que contenha a melhora justificativa:
“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), logo os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC”
Certo. O CPC é superior ao CFC, por isso não há necessidade de intervenção do CFC na aplicação dos pronunciamentos criados.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve publicar comunicado oficial em jornal de grande circulação em cada estado do país.
Certo. O CPC sendo um órgão independente, possui autonomia para aplicar seus pronunciamentos a qualquer tempo.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma específica (chamada de NBC TG – Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral)
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve protocolar projeto de lei no Congresso Nacional que após aprovada será enviada ao Senado Federal e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, que por sua vez compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Já o Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação e por fim, o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Considerando que a melhor situação financeira para uma entidade é não possuir dívida e embasado nos procedimentos de elaboração do balanço, assinale a opção, que descreve corretamente a situação mais favorável para uma empresa, do ponto de vista estritamente financeiro
ativo - passivo = 0
ativo - patrimônio líquido = 0
passivo - patrimônio líquido = 0
patrimônio líquido = 0
ativo - passivo - patrimônio líquido = 0
As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômicas. Sob esse aspecto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO contenha um objetivo dos usuários das demonstrações contábeis ao analisa-las:
Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.
Regulamentar as atividades das entidades.
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
Comite de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO)
International Accounting Standards - IASB
Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais".
Diante do exposto analise a afirmação abaixo, julgando-a como CERTA ou ERRADA. Em seguida assinale a alternativa que contenha a melhora justificativa:
“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) integra o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), logo os pronunciamentos do CPC têm aplicabilidade imediata para todos os profissionais supervisionados pelo CFC”
Certo. O CPC é superior ao CFC, por isso não há necessidade de intervenção do CFC na aplicação dos pronunciamentos criados.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve publicar comunicado oficial em jornal de grande circulação em cada estado do país.
Certo. O CPC sendo um órgão independente, possui autonomia para aplicar seus pronunciamentos a qualquer tempo.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma específica (chamada de NBC TG – Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral)
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve protocolar projeto de lei no Congresso Nacional que após aprovada será enviada ao Senado Federal e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, que por sua vez compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Já o Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação e por fim, o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Considerando que a melhor situação financeira para uma entidade é não possuir dívida e embasado nos procedimentos de elaboração do balanço, assinale a opção, que descreve corretamente a situação mais favorável para uma empresa, do ponto de vista estritamente financeiro
ativo - passivo = 0
ativo - patrimônio líquido = 0
passivo - patrimônio líquido = 0
patrimônio líquido = 0
ativo - passivo - patrimônio líquido = 0
As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômicas. Sob esse aspecto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO contenha um objetivo dos usuários das demonstrações contábeis ao analisa-las:
Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.
Regulamentar as atividades das entidades.
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
Certo. O CPC é superior ao CFC, por isso não há necessidade de intervenção do CFC na aplicação dos pronunciamentos criados.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve publicar comunicado oficial em jornal de grande circulação em cada estado do país.
Certo. O CPC sendo um órgão independente, possui autonomia para aplicar seus pronunciamentos a qualquer tempo.
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CFC deve editar uma resolução aprovando uma norma específica (chamada de NBC TG – Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral)
Errado. Para ter essa aplicabilidade informada, o CPC deve protocolar projeto de lei no Congresso Nacional que após aprovada será enviada ao Senado Federal e posteriormente sancionada pelo Presidente da República.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, que por sua vez compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros. Já o Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação e por fim, o Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Considerando que a melhor situação financeira para uma entidade é não possuir dívida e embasado nos procedimentos de elaboração do balanço, assinale a opção, que descreve corretamente a situação mais favorável para uma empresa, do ponto de vista estritamente financeiro
ativo - passivo = 0
ativo - patrimônio líquido = 0
passivo - patrimônio líquido = 0
patrimônio líquido = 0
ativo - passivo - patrimônio líquido = 0
As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômicas. Sob esse aspecto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO contenha um objetivo dos usuários das demonstrações contábeis ao analisa-las:
Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.
Regulamentar as atividades das entidades.
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
ativo - passivo = 0
ativo - patrimônio líquido = 0
passivo - patrimônio líquido = 0
patrimônio líquido = 0
ativo - passivo - patrimônio líquido = 0
As demonstrações contábeis, quando corretamente elaboradas, satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles as utilizam para a tomada de decisões de ordem econômicas. Sob esse aspecto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO contenha um objetivo dos usuários das demonstrações contábeis ao analisa-las:
Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.
Regulamentar as atividades das entidades.
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios.
Fiscalizar a lisura dos atos administrativos.
Regulamentar as atividades das entidades.
Determinar a distribuição de lucros e dividendos.
Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações.
A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação de demonstrações contábeis destinadas a usuários externos. Dentre as finalidades da Estrutura Conceitual está a de dar suporte ao desenvolvimento de novos Pronunciamentos Técnicos e à revisão de Pronunciamentos existentes quando necessário. De acordo com a definição de Ativo, presente na NBC TG Estrutura Conceitual, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Um bem do imobilizado que não tenha mais condição de ser usado e nenhum interesse do mercado por sua aquisição, sob qualquer forma, deve ser mantido no Ativo até que seja descartado fisicamente.
II. Bens sob arrendamento financeiro não devem ser reconhecidos nas demonstrações do arrendatário, mas nas demonstrações do arrendador, devido ao fato de não haver ocorrido a transferência legal do bem, sendo facultado ao arrendatário apenas o seu uso e, não, a possibilidade de vendê-lo até que se obtenha a propriedade.
III. A alteração no uso de um ativo pode provocar alteração na sua capacidade de geração de fluxos de caixa futuros. Esse fato, todavia, não deve ensejar revisão de seu valor recuperável, uma vez que não lhe foi provocado nenhum dano, e os ativos são mensurados com base no custo histórico.
IV. Considerando-se que um dos principais recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros são os conhecimentos das pessoas e ainda que, atualmente, há possibilidade de se reconhecerem ativos intangíveis. Se uma determinada empresa tiver desenvolvido uma equipe com forte capacidade de sinergia com o mercado, que lhe permita gerar diferencial competitivo, deve reconhecer esse item em seu ativo, já que é resultado de eventos passados.
A sequência CORRETA é:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
De acordo com o CPC 00, para que a informação contábil-financeira seja útil, ela precisa possuir características qualitativas fundamentais e características qualitativas de melhoria. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, é INCORRETO afirmar que:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um fenômeno.
a informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada como dado de entrada em processos empregados pelos usuários para predizer futuros resultados.
as características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas, que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação, deve ser usada para retratar um evento contábil, passado ou futuro.
a informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação pode ser capaz de fazer diferença em uma decisão mesmo no caso de alguns usuários decidirem não a levar em consideração, ou já tiverem tomado ciência de sua existência por outras fontes.
as características qualitativas fundamentais são comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade, pois tornam a informação útil. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Portanto, relevância e representação fidedigna são características qualitativas de melhoria.
Cada uma das teorias do patrimônio liquido interpreta a posição econômica da empresa de maneira diferente e apresenta assim, uma ênfase distinta quanto ao método de divulgação dos interesses dos diversos portadores de títulos ou grupos interessados
De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, patrimônio líquido é o “valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”. Nesse sentido, podemos afirmar que esse conceito está ligado qual teoria do patrimônio líquido?
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
Teoria Residual
Teoria do Empreendimento
Teoria da Propriedade
Teoria do Empreendedorismo
Teoria da Entidade
O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados. Sabendo que os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, é correto afirmar que:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.
Os Princípios de Contabilidade são preceitos que devem ser obrigatoriamente adotados por todos os contabilistas no exercício de suas atividades profissionais. Eles representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade do País
Seguindo a estrutura básica da contabilidade, delineada pelos princípios contábeis, o Contador consegue produzir informações com características qualitativas úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores existentes ou em potencial, no que diz respeito à tomada de decisões acerca da entidade a que se reportam.
Nesse sentido, a presteza e retidão no registro e divulgação das informações contábeis, são retratadas pelo princípio da:
Passivo é a redução de recursos que resultam em acréscimo do patrimônio líquido.
Patrimônio Líquido é uma obrigação presente da Entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade.
Ativo é a entrada ou aumento de recursos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido.
Passivo é o valor residual dos ativos da Entidade depois de deduzidos todos os componentes do patrimônio líquido.
Ativo é um recurso controlado pela Entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.